Tabajara nunca mais!!!

Iniciamos a campanha TABAJARA NUNCA MAIS, que pretende profissionalizar artistas e profissionais de áreas técnicas e de produção aqui na nossa região.
Nosso calendário de eventos será uma forma de tentarmos por em prática nossas metas, mas envolverá um enorme trabalho paralelo. Precisamos de bandas autorais com trabalhos gravados, com seus devidos materiais técnicos (release, mapa de palco, rider técnico, foto de trabalho, etc) bem produzidos. Que sejam bandas bem entrosadas e que tenham uma grande performance de palco. Tudo isso pode ser trabalhado e desenvolvido. Não se trata de dom divino ou o que o valha; é muito trabalho, muita força de vontade e, principalmente, muita criatividade para bolar alternativas para contornar as dificuldades eventuais. Como já foi dito, podemos acionar a rede de parcerias do coletivo e conseguir condições para que as bandas possam ter acesso a estes serviços. É só entrar em contato.
Além disso tem toda a parte de produção e de detalhes técnicos: O que vemos aqui na região é, na maioria das vezes, feito "do jeito que dá" e não "do jeito que deveria". Não estamos querendo avacalhar com ninguém, até porque nossas produções também não são exatamente do jeito que gostaríamos. A questão é que estamos empreendendo esforços para que essa condição mude. Estamos fazendo contatos, levantando parcerias e mobilizando uma rede de trocas que resulta em produtos culturais originais. A rede já existe. Precisa ser expandida. E não podemos fazer isso sozinhos. É necessário que todo o empresariado local perceba a importância de se promover os trabalhos autorais da região e participe mais destas ações, com apoios, com patrocínios, com serviços, com produtos... A idéia da produção colaborativa é que cada um entra com o que tem e todos se beneficiam. Precisamos que os artistas percebam que devem investir em seu trabalho de uma forma profissional, para poderem colher o fruto de seu trabalho e, fundamentalmente: precisamos formar mão de obra especializada. Temos que ter muitos profissionais da parte técnica e de produção inseridos no mercado, para preencher satisfatoriamente a demanda de uma cena já expandida (como esperamos acontecer em breve).
Uma de nossas propostas é conseguir viabilizar cursos com esse objetivo. Mas precisamos de investimento de todos: de patrocinadores/apoiadores e de pessoas que se interessem em ter tal formação para si. Entendem? Um organismo não funciona sem que as partes estejam se relacionando e cumprindo seu papel. A cena independente autoral é um organismo, não temos injeção de capital como no main stream da música pop. Temos que gerar esse capital através de nossos serviços e produtos. Daí a importância de agirmos em rede. Só a rede pode fazer essa troca de relações que gera ações culturais totalmente independentes. Ou interdependentes, talvez.
De qualquer forma, estamos reforçando que todos devemos estar em contato. Devemos nos procurar. Aparecer. Botar a cara na rua. É assim que vamos somar nossas qualidades para dividir os desafios e multiplicar os resultados.


        Antônimo Singular
   

Um comentário: