Sobre o Coletivo Serra Elétrica


O  COLETIVO SERRA ELÉTRICA é um coletivo de produção cultural independente que foi formado no início do ano 2010, por produtores e músicos da cidade de Nova Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de movimentar culturalmente a região e promover intercâmbio dos artistas e produtores locais com os de outras localidades, dentro e fora do estado, fomentando o crescimento e consolidação da rede produtiva da música independente local, regional e nacionalmente.

O coletivo trabalha para consolidar uma rede de profissionais da cultura – em âmbito artístico, técnico e de produção, sem restrições de linguagem, estilo, origem ou formação – que faça aumentar em quantidade e qualidade a produção artística independente da região serrana do estado do Rio de Janeiro, estimulando diversos setores da economia local, regional e nacional e fazendo circular estes recursos, bem como agregando valor a todas as marcas envolvidas. 

O COLETIVO SERRA ELÉTRICA está trabalhando também para viabilizar a qualificação destes artistas, produtores e técnicos, bem como abrindo diálogo com o empresariado, buscando contribuir para organizar, capacitar e profissionalizar todo um arranjo produtivo para o setor, visando maior acesso e entendimento por parte dos artistas com relação aos meios de produção e do público aos frutos deste processo criativo, o que pode gerar a sustentabilidade e expansão destas atividades com qualidade profissional e trazer a circulação de recursos para toda a economia local. Eventos de vários portes e formatos, cursos, palestras e oficinas são algumas das atividades que, juntamente com as articulações em rede, são propostas de ação do COLETIVO SERRA ELÉTRICA.

O COLETIVO SERRA ELÉTRICA foi responsável por fazer circular na região mais de 50 bandas independentes, desde 2010, e atende principalmente a um público de potenciais formadores de opinião, que busca alternativas mais artísticas de entretenimento, atividades diferentes, inteligentes e de alta qualidade. É um movimento cultural com potencialidades de expansão muito amplas (com articulação junto a outras redes colaborativas e circuitos de música independente, como o Circuito Fora do Eixo, rede que abrange cerca de 30 países por todo o mundo), com um mercado crescente e seu funcionamento se baseia no conceito de Economia Criativa e propõe a sustentabilidade de suas ações por meio da articulação colaborativa entre seus membros, propiciando um incremento do setor cultural-turístico e gerando a circulação de capital por toda a economia local a partir de seus setores, motivando o desenvolvimento de toda a região.


A gestão do coletivo, como de suas ações, é feita de maneira colaborativa, com deliberações coletivas e execução direcionada a partir da divisão de tarefas colocada e decidida em grupo. A participação dos agentes criativos do coletivo se dá segundo uma organização funcional. Existem esferas de atuação, onde cada agente participa com tarefas, habilidades, serviços ou produtos, de maneira diferente, mas com igual importância no coletivo, de acordo com suas possibilidades e anseios. O COLETIVO SERRA ELÉTRICA  tem uma estrutura que promove a permeabilidade entre os segmentos, permite que os membros do coletivo (pessoa física ou jurídica) possam transitar pelas esferas de participação e até mesmo estar em mais de um segmento ao mesmo tempo.