COLETÂNEA SERRA ELÉTRICA APRESENTA: EDITAL DE SELEÇÃO


COLETÂNEA SERRA ELÉTRICA APRESENTA
EDITAL DE SELEÇÃO

INTRODUÇÃO
A coletânea musical de artistas independentes “SERRA ELÉTRICA APRESENTA” é um projeto idealizado pelo conjunto independente O VAZIO e promovido pelo COLETIVO SERRA ELÉTRICA, uma rede de produtores e artistas independentes da região serrana que vem atuando em Nova Friburgo – RJ e tem como objetivo promover trabalhos autorais e movimentar culturalmente a região, criando intercâmbio com artistas e produtores de outras localidades do estado e do país. Ligado a redes de música independente que abrangem todo o Brasil e diversos outros países, o COLETIVO SERRA ELÉTRICA foi responsável pela circulação na região de mais de quarenta bandas independentes nos últimos três anos. Este EDITAL visa selecionar artistas independentes de Nova Friburgo-RJ com trabalhos musicais autorais, para produção e promoção de uma coletânea em CD da cena local.
 
OBJETIVO
- Realização de um evento com apresentações musicais em Nova Friburgo, contando com a banda O VAZIO, que receberá mais 05 artistas/bandas da cidade para se apresentar no dia 08/02/2014. O local dos shows será divulgado posteriormente.
- Produção, prensagem e lançamento de 1200 cópias em CD da coletânea SERRA ELÉTRICA APRESENTA, contendo duas músicas de cada um dos 06 artistas/bandas a se apresentar no dia 08/02/2014 por este projeto, da qual 50% das cópias será dividido entre os artistas/bandas e a outra metade será distribuída em vários pontos do país pelo COLETIVO SERRA ELÉTRICA.

SOBRE OS SHOWS
Os shows realizados em 08/02/2014 terão a função de divulgar e financiar o projeto. Todos os recursos angariados com este evento pelo COLETIVO SERRA ELÉTRICA serão destinados à produção e promoção da coletânea. Este evento também servirá para elaboração de material visual das bandas para compor a arte e o material de promoção da coletânea.

SOBRE A COLETÂNEA EM CD
A coletânea só poderá ser comercializada pelos artistas e pelo COLETIVO SERRA ELÉTRICA, a um preço padrão pré-estabelecido. Após o dia dos shows, as músicas recolhidas serão remasterizadas juntas, a arte gráfica do disco será preparada e as cópias serão prensadas. Além da prensagem e lançamento desta coletânea em CD, o projeto prevê também a distribuição gratuita das músicas pela internet e a contratação de assessoria de imprensa especializada para promover o álbum junto a canais de mídia especializada em todo o país. O SERRA ELÉTRICA destinará 50% das cópias em CD que lhe cabem pelo projeto para distribuição gratuita, direcionada a produtores, coletivos, festivais e redes de música independentes por todo o país, bem como ao público de suas atividades, no intuito de fomentar a circulação das bandas e contribuir na formação/consolidação de plateia para estes artistas.

1) INSCRIÇÃO
1.1) As inscrições para artistas interessados em participar serão realizadas entre 15/10/2013 e 15/11/2013, pelo perfil do COLETIVO SERRA ELÉTRICA no site TOQUE NO BRASIL (endereço: http://serraeletrica.tnb.art.br). É necessário que a banda/artista possua um perfil de artista no site, perfil este contando com pelo menos 04 músicas, 02 vídeos, release, foto de trabalho, mapa de palco e rider técnico, além de todas as informações de contato da banda (e-mail e telefone). Estão abertas 05 vagas para este EDITAL.
1.2) Não é necessário o pagamento de qualquer taxa para realizar a inscrição neste EDITAL.
1.3) Só serão aceitos artistas ou bandas de qualquer estilo musical, com mínimo de 80% de repertório autoral, residentes e atuantes em Nova Friburgo há pelo menos 01 ano e que possuam a carteira da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil). Futuramente, o COLETIVO SERRA ELÉTRICA produzirá outras coletâneas, contemplando outros artistas.
1.4) Os artistas selecionados deverão disponibilizar no ato da inscrição 02 músicas de sua autoria (já gravadas e mixadas previamente pelo artista), em formato digital wave (.wav), com duração máxima de 04 minutos cada, para a confecção da coletânea. As gravações em formato digital deverão ser carregadas em sites de compartilhamento de arquivos (Yousendit, DivShare, MediaFire, 4shared, Sendspace, Dropbox, Google Drive, etc.) e o link para download deve ser enviado por e-mail (identificado com o nome da música) para serraeletricacoletivo@gmail.com, constando no título do e-mail “Coletânea Serra Elétrica Apresenta – (nome da banda/artista)”. Gravações de baixa qualidade poderão desclassificar o conjunto. Quando do lançamento da coletânea, haverá ampla divulgação e os artistas participantes serão previamente informados por e-mail.
1.5) Ao fim do período de inscrição, o SERRA ELÉTRICA publicará os três nomes que comporão uma junta de curadoria especializada (formada por músicos e produtores parceiros de outras cidades) que fará em conjunto com o COLETIVO a seleção dos artistas. Sua decisão é soberana e irrecorrível. O resultado deste processo seletivo será divulgado no dia 10/12/2013, através de postagem feita no blog do COLETIVO SERRA ELÉTRICA, no seguinte endereço eletrônico:

2) SELEÇÃO
2.1) Os 05 artistas/bandas selecionados serão contatados por correio eletrônico no prazo de até 15 dias após o término das inscrições. Estes deverão retornar a mensagem enviando em anexo material de trabalho e documentação solicitados e confirmando sua presença na data oferecida. A mensagem de resposta deve ser enviada em até 03 dias a partir da data de envio da mensagem original, sob pena de desclassificação em caso de descumprimento.
2.2) A partir do momento em que os artistas enviarem a mensagem de confirmação, passam a vigorar os termos deste EDITAL, que só poderão ser revogados mediante acordo entre as partes e se finda ao realizar-se o cumprimento de todos os termos. Os artistas devem aceitar cumprir todos os termos deste edital de maneira compulsória ao inscreverem-se.

3) DIREITOS DO ARTISTA
3.1) Os artistas selecionados terão direito a uma apresentação de 30 minutos, mais 15 minutos de troca de palco, no dia 08/02/2014, além de figurar com duas músicas de sua autoria na coletânea SERRA ELÉTRICA APRESENTA, da qual serão produzidas 1200 cópias em CD. Caberá a cada banda/artista selecionado receber 100 cópias em CD desta coletânea, quando de seu lançamento - previsto ainda para o primeiro semestre de 2014.
3.2) Os artistas terão direito de negociar com a produção do evento o rider técnico de sua apresentação.
3.3) Os artistas têm direito à segurança para si e para seus pertences durante sua permanência no evento.
3.4) Os artistas têm direito a divulgação de seu nome em todo o material de promoção do evento, bem como a poderem divulgar o mesmo livremente, desde que usando somente o material de divulgação padrão fornecido pela produção do projeto.

4) DEVERES DO ARTISTA
4.1) Os artistas devem cumprir todos os prazos e cronogramas estabelecidos pela produção, bem como entregar todos os materiais solicitados sem atrasos nem faltas, sob pena de desclassificação e demais procedimentos legais cabíveis.
4.2) Os artistas devem zelar por seus pertences, bem como pelo ambiente do evento e seus equipamentos, não expondo a si ou a outrem a qualquer tipo de risco e não causando qualquer tipo de prejuízo ou transtorno ao COLETIVO SERRA ELÉTRICA e seus parceiros, sob pena de desclassificação e demais procedimentos legais cabíveis.
4.3) Os artistas devem aceitar e cumprir as regras de comportamento estabelecidas pelo COLETIVO SERRA ELÉTRICA para o evento e para sua estadia no mesmo, sob pena de desclassificação e demais procedimentos legais cabíveis.
4.4) Os artistas devem ceder ao COLETIVO SERRA ELÉTRICA os direitos de veiculação de imagem e áudio de tudo o que for produzido durante sua estada no evento. Além disso, devem disponibilizar-se para uma sessão de fotos em data a combinar e para uma entrevista a ser gravada em momento oportuno na data das apresentações.
4.5) Os artistas deverão empenhar-se na divulgação de sua apresentação, bem como de todo o projeto através de redes sociais, blogs, sites e todos os tipos de veículo de informação a que tiverem acesso.
4.6) A coletânea será feita em sistema de direitos autorais livres. Por isso, todo artista/conjunto participante deve concordar em ceder suas 02 músicas liberando o direito de reprodução e download, apenas para fins não comerciais.

5) DIREITOS DO COLETIVO SERRA ELÉTRICA
5.1) O COLETIVO SERRA ELÉTRICA tem direito de decidir soberanamente sobre todos os prazos e cronogramas relativos ao evento. Também tem direito a 50% das cópias produzidas em CD da coletânea e tem direito de distribuir gratuitamente estas músicas pela internet conforme decidir.
5.2) O COLETIVO SERRA ELÉTRICA tem direito de decidir soberanamente sobre todas as regras de conduta relativas ao evento e à permanência de artistas em estabelecimentos parceiros.
5.3) O COLETIVO SERRA ELÉTRICA tem direito de negociar com os artistas a respeito do rider técnico de suas apresentações.
5.4) O COLETIVO SERRA ELÉTRICA tem direito à segurança para si e para seus pertences, bem como para seus parceiros, durante todo o processo do evento.
5.5) O COLETIVO SERRA ELÉTRICA tem direito a divulgação de seu nome e logomarca em todo o material de promoção do evento, bem como a poder divulgar o mesmo livremente. Podendo solicitar aos artistas cópias de todo o material de imagem e som produzido por eles no evento.

6) DEVERES DO COLETIVO SERRA ELÉTRICA
6.1) Fornecer toda a estrutura combinada com os artistas para os shows e entregar 100 cópias da coletânea, em CD, a cada artista/banda.
6.2) Fornecer todas as informações relativas ao evento e facilitar a divulgação por parte dos artistas.
6.3) Fazer cumprir os direitos dos artistas.
6.4) Cumprir os prazos e cronogramas estabelecidos.
6.5) Informar qualquer imprevisto aos artistas com o máximo de antecedência possível.
6.6) Produzir, divulgar, promover e distribuir o disco.

7) PREÇOS
7.1) A entrada será franca para os shows do dia 08/02/2014. A coletânea em CD será posteriormente vendida ao público por R$ 10,00 (unidade).

8) DECLARAÇÃO
8.1) Ao inscrever-se neste EDITAL, todos os artistas declaram que, ao serem selecionados, estão de acordo com os termos propostos pelo COLETIVO SERRA ELÉTRICA, de maneira que aceitam cumprir incondicionalmente os mesmos, sob pena de desclassificação e demais procedimentos cabíveis, em caso de descumprimento.
8.2) O COLETIVO SERRA ELÉTRICA pressupõe que os artistas detêm os direitos sobre as músicas apresentadas, de modo que qualquer litígio relativo aos direitos autorais é inteiramente de responsabilidade do artista, não devendo implicar o SERRA ELÉTRICA ou seus parceiros de forma alguma.

9) DO DESCUMPRIMENTO JUSTIFICADO
9.1) Em caso de impossibilidade, devidamente justificada, de cumprimento do acordo por alguma das partes, a outra parte deve ser avisada imediatamente e deverá ser feito um novo acordo entre ambos, decidindo o procedimento a ser executado. A justificativa apresentada para cancelamento deve ser comprovada.

10) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
10.1) As decisões acerca de seleção dos artistas bem como da ordem de sua apresentação cabem somente à produção do evento.
10.2) Os artistas/bandas serão avaliadas segundo parâmetros técnicos (qualidade da execução musical na gravação e qualidade da gravação apresentada) e parâmetros artísticos (criatividade da composição e elaboração do arranjo).
10.3) O COLETIVO SERRA ELÉTRICA se reserva o direito de selecionar os artistas pensando na composição estética resultante da junção das músicas de todos os selecionados para compor um álbum. Portanto, outro critério será a relação entre as músicas selecionadas para compor a identidade e a dinâmica do disco.

11) CONTATO
Para mais informações sobre o projeto ou sobre o EDITAL e esclarecimento de dúvidas, enviar e-mail para: serraeletricacoletivo@gmail.com.

12) CONCLUSÃO
Este projeto foi concebido pela banda O VAZIO no intuito de fortalecer a cena cultural local, dar oportunidade aos artistas independentes que têm trabalhos autorais e oferecer entretenimento de qualidade ao público em geral. O COLETIVO SERRA ELÉTRICA abraçou o projeto e o está executando. Com sua realização, pretende fomentar o meio artístico da região, fortalecendo-a como polo produtor de cultura, inserido de maneira expressiva na rota nacional de música independente. Por atender um público de potenciais formadores de opinião, fidelizados pelo crescente sucesso dos eventos já realizados, este é um momento favorável para que aqueles que acreditam no potencial da cultura como alavancador econômico participem do desenvolvimento de um movimento musical que tem uma visibilidade crescente.


COLETIVO SERRA ELÉTRICA

Nova Friburgo, 15/10/2013.

Link para fazer as inscrições: Clique aqui
Link para baixar este edital em PDF: Clique aqui

4 comentários:

  1. Não compreendi o motivo de exigência de carteira do ordem dos músicos. Eu até tenho a minha (feita em 2007, por obrigação e terror psicológico de que não poderia mais tocar sem ela), mas pela qual nunca concordei. Penso que a liberdade de expressão artística (justamente por ser liberdade) não deveria estar condicionada ao pagamento de taxas e anuidades para regular uma profissão que não necessita de regulação externa qualquer senão por parte do próprio artista. Isso, sinceramente, desanima muita gente a se enveredar em tentar aflorar seus dons artísticos e nossa cidade perde muito, haja visto que hoje é uma cidade agonizante em alguns cenários, em especial o musical (salvo alguns casos). Mas, enfim, se houver alguma explicação para isto, estarei aberto em recebe-la. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordamos plenamente com você. Essa é a exigência de nosso parceiro. Uma instituição que trabalha dessa forma. Nosso compromisso é com a cultura e utilizamos todos as formas de propaga la ...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esta mesma coletânea foi planejada com bandas independentes ativas da região há alguns meses atrás, mas a coisa foi morrendo... Agora tem a possibilidade de fazer o projetoe a única coisa que se tem a fazer é tocar! Fazer uma apresentação da sua banda com um equipamento foda, o resto depende de você!

    ResponderExcluir