INSACIÁVEIS!!!


O projeto de exposições coletivas mensais, “Insaciáveis”, se insere no calendário mensal de eventos do Espaço Cultural São Pedro da Serra, visando integrar melhor as mostras já existentes, com a “Martelada Jam Session”, evento que coincide com a inauguração dessas exposições, embora apresentem pouca relação entre si. O projeto “Insaciáveis” visa justamente sanar este vão, criando uma identificação entre os eventos capaz de conferir maior identidade para as mostras, num evento híbrido entre música e artes plásticas.
Desse modo, tal qual uma jam session, em que os músicos dialogam através de seus instrumentos musicais, acordes e timbres, o projeto “Insaciáveis” convida três artistas visuais com diferentes linguagens para dialogar com seus métodos, cores, formas e texturas. Para tanto, as mostras do projeto contarão com a curadoria do desenhista, professor e historiador da arte, Bernardo Domingos de Almeida, trazendo preferencialmente, dois grupos de trabalhos bidimensionais (pinturas, desenhos, gravuras, projeções etc.) e um grupo de trabalhos tridimensionais (objetos, esculturas, relevos etc.).
A fim de fomentar o ambiente artístico local, daremos preferência aos artistas residentes em São Pedro da Serra e Nova Friburgo, mas entendendo, ainda, que o intercâmbio entre os modos de agir e pensar a arte também é uma importante fonte de enriquecimento cultural, pretendemos trazer artistas de todo o território nacional através de inscrições e agendamento prévio via internet, tal como vem acontecendo com a “Martelada Jam Session”.
Os artistas interessados em expor nas edições “Insaciáveis” devem mandar um pequeno dossiê que poderá ser tanto virtual em formato PDF para o e-meio:insaciaveis@ymail.com; como impresso, entregue em mãos no ECSPS, Rua Rodrigues Alves, 237, São Pedro da Serra, Nova Friburgo, RJ ou via Correios para “INSACIÁVEIS - exposição mensal do Espaço Cultural São Pedro da Serra”, aos cuidados de Bernardo Domingos e Almeida; Pça. Dermeval Barbosa Moreira, 28/603, Centro, Nova Friburgo, RJ. CEP: 21.610.160.
Os dossiês devem conter de modo sucinto os dados pessoais do artista (nome, idade, naturalidade, nacionalidade, formação e breve trajetória artística) e no mínimo três imagens dos trabalhos propostos devidamente identificados (título, técnica e dimensões). Os artistas selecionados serão notificados por e-meio, com o prazo mínimo de antecedência de um mês em relação à inauguração da exposição proposta, quando um contrato estabelecendo os direitos e obrigações de cada uma das partes envolvidas é assinado em três vias, a saber, uma para o artista, outra para o Espaço cultural São Pedro da Serra e outra para o coletivo Serra Elétrica, aqui representado por Bernardo Domingos de Almeida.
Não há taxa de inscrição ou participação para os artistas, que devem se comprometer em entregar e retirar as obras no prazo combinado, bem como fornecer molduras e suportes extras, caso desejem. O Espaço dispõe de três suportes de madeira para esculturas de pequeno e médio porte. As mostras terão a duração média de vinte dias, começando sempre no terceiro sábado de cada mês, com a “Martelada Jam Session” sendo seu vernissage
A quantidade de trabalhos por artista será combinada caso a caso, entre o próprio artista e o curador, variando de acordo com as dimensões desses trabalhos e o conceito expositivo da mostra, que conta com duas salas de exposição. Para fins de organização, a palavra final do curador será soberana.
Para cada edição, será feito um catálogo virtual em formato PDF, que poderá ser impresso pelos artistas a que se referem ou pelo ECSPS quando assim lhes convier. Este catálogo terá o formato de 10 cm x 15 cm, com 14 páginas a ser divididas entre as apresentações da exposição, currículo resumido dos artistas e três páginas de imagem para cada um dos artistas. O catálogo ficará disponível para ser baixado via internet pelo sítio do ECSPS e pelo blog do Coletivo Serra Elétrica. 
Embora não se tratem de exposições comerciais, é possível que eventualmente algum trabalho venha a ser comercializado por conta da exposição. Nesse caso, 30 % do valor de venda ficará para o projeto, sendo 10 % para a produção das exposições e 20 % para ECSPS. Todas as transações de vendas serão mediadas pelo curador e os trabalhos à venda serão identificados por um selo de “vendem-se” junto da plaqueta de identificação dos trabalhos, os preços dos mesmos, porém, não poderão figurar na exposição.
Dúvidas e sugestões são bem vindas sempre!
Mais Informações sobre a Martelada, clique aqui.

Insaciável,
Bernardo Domingos de Almeida
(idealizador e curador)

O ECSPS fica na Rua Rodrigues Alves, 237, São Pedro da Serra, Nova Friburgo – RJ. Informações pelo telefone (22) 2542 3365 ou no site http://educari-ong.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário