Mapeamento da Rede Produtiva da Cultura

O COLETIVO SERRA ELÉTRICA está realizando um mapeamento da rede produtiva da cultura em sua área de atuação, objetivando com isso identificar demandas do setor, cruzar dados e articular parcerias entre os agentes que compõem esta rede, numa iniciativa de organizar e otimizar a mesma, com conseqüente aumento de atividades e de circulação de recursos.
A idéia é, de maneira geral, formar um cadastro de entidades, empresas, profissionais e estruturas que formam a rede produtiva da cultura em nossa região, cruzando estes dados e identificando agentes que têm demandas e os agentes que podem atender a estas demandas, para que estes sejam postos em contato para realizar suas atividades. Além disso, será possível mapearmos as atividades realizadas e gerar indicadores do trabalho em rede, facilitando na identificação de pontos fortes e fracos da rede, para que busquemos ações para potencializar os primeiros e desenvolver os segundos.
Este cadastro da rede será dividido em 04 Áreas:
1) Artistas - Constarão grupos e indivíduos que realizam trabalhos artísticos de qualquer área.
Exemplo: Músicos, grupos de teatro, cineastas, artistas visuais, designers, dançarinos, escritores, etc.
2) Profissionais da Cultura - Constarão grupos, indivíduos ou empresas que trabalhem com qualquer dos diversos ramos de atividade envolvidos diretamente com a produção artística/cultural.
Exemplo: Produtores, Técnicos, Cenógrafos, Cenotécnicos, Roadies, Empresas de locação de estruturas, etc.
3) Entidades Culturais - Constarão entidades públicas e privadas que atuem diretamente na área cultural.
Exemplo: Secretarias Municipais/Estaduais de cultura, Fundações, Espaços culturais, ONGs, OSCIPs, Coletivos, Associações, Conselhos, Ordens, etc.
4) Parceiros - Constarão grupos, indivíduos, empresas e entidades que apoiam, patrocinam e/ou fomentam atividades culturais.
Exemplo: Empresas, prestadores de serviço e comércio em geral, colaboradores, potenciais apoiadores e/ou patrocinadores, etc.
Para construir este cadastro, estamos veiculando um questionário nomeado FORMULÁRIO DE MAPEAMENTO DE REDE, para que os diversos agentes culturais o preencham. Estes dados serão cruzados e organizados na forma do cadastro.
Ao preencher o formulário de mapeamento de rede, os agentes culturais devem identificar seu ramo de atuação e o COLETIVO SERRA ELÉTRICA fará a gestão destas informações, alocando cada agente em sua área de atuação dentro do cadastro, de acordo com o raciocínio e as divisões acima.
O FORMULÁRIO encontra-se disponível para preenchimento on line, aqui.
Ele pode ser preenchido com informações sobre PF e PJ, mas somente os agentes PJ precisam preencher os campos relativos ao responsável pela entidade.
Esperamos com esta ação contribuir para a organização e desenvolvimento do arranjo produtivo da cultura em nossa região, possibilitando através do trabalho em rede uma maior circulação de recursos.
As informações obtidas com esta ação não serão expostas publicamente, serão administradas pelo COLETIVO SERRA ELÉTRICA, que as utilizará para estreitar as relações entre os agentes da rede e potencializar suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário