Oficina de Composição Musical


 Oficina de Composição Musical – Uma aplicação na MPB
A Oficina de Composição – Uma aplicação na MPB é um projeto realizado pelo Espaço Cultural São Pedro da Serra – EDUCARI e pelo Coletivo Serra Elétrica, com o patrocínio da HAGA. Tem como principal proposta a discussão de técnicas de construção de estruturas musicais, com ênfase especial na melodia e na organização formal, aspectos normalmente pouco explorados no universo da Música Popular. Uma maneira de contribuir para o fomento da produção musical inédita na região, através da capacitação dos músicos e da discussão acerca da composição e de suas técnicas, buscando instrumentalizar os mesmos para produzir material de qualidade em suas diferentes estéticas musicais.
A oficina será ministrada pelo Professor Jorge Ayer e está dividida em dois módulos: construção melódica e organização da composição. No primeiro módulo serão expostas algumas técnicas de construção e equilíbrio de melodias, construção e expansão de motivos e técnicas de variação.
O segundo módulo aborda a questão da forma e a organização da composição. A discussão será centrada na análise e na composição dos principais gêneros da música brasileira (samba, frevo, bossa-nova, baião, etc) e do universo pop, com ênfase no blues e rock.
Como forma de tornar a Oficina o mais abrangente possível, serão destacados alguns aspectos básicos da técnica e organização da escrita, o que irá permitir a participação de músicos ou estudantes de música com pouca experiência na prática de compor.

Datas: Dias 15, 16 e 17 de março de 2013, sendo sexta (15/03) de 18:00 às 22:00, sábado de 14:00 às 20:00h e domingo de 14:00 às 19:00.
*Serão 03 encontros, seguidos de 01 apresentação, ao fim do último dia (17/03, às 19:00), das obras compostas pelos alunos do curso.
Local: Sala de Concertos da Casa da Cultura (antigo Fórum).
Inscrições: De 04/03/13 a 14/03/13.
Locais de Inscrição:
1)      Academia de Música Lorenzo Fernandez: Rua Farinha Filho, n° 34, Centro – Nova Friburgo, de segunda a quarta entre 10:00 e 17:00.
2)      Mega Star: Rua Portugal, n° 14/Ljs 1, 2 e 2A, Centro – Nova Friburgo, de segunda a sexta entre 10:00 e 17:00.
Investimento: R$ 30,00
Vagas: 20
 Principais tópicos:
·      Melodia:
Análise melódica e fraseológica, o conceito de forma musical, construção e expansão de idéias e motivos, construção de frases, membros de frases e chorus inteiros, leis de equilíbrio da melodia, finais estendidos, relação melodia-letra.
·      Harmonia:
Critérios para cifragem da harmonia, construção de melodias a partir dos padrões harmônicos mais usuais, análise funcional, relação escala x harmonia,.
·      Organização da Composição e Técnicas de escrita:
Importância do planejamento, construção de frases e períodos (chorus), características de estilo de melodias (blues, rock, baladas, gêneros brasileiros) escrita não linear, elaboração das fórmulas de acompanhamento.
Público alvo:
A Oficina está aberta a participação de todos os músicos interessados em desenvolver um trabalho próprio de composição ou arranjo. É necessário um pequeno conhecimento de Leitura e Escrita Musical.
  
Currículo Resumido do Oficineiro:

JORGE AYER é violonista/guitarrista, arranjador e compositor e radialista. Tem mestrado em Ciência da Arte pelo Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, com a dissertação “Suíte Síntese XX – Elementos para uma Poética da Criação Musical do Século XX”. Tem Licenciatura Plena em Música pelo Conservatório de Música da Niterói (RJ) e, além dos demais cursos tradicionais (solfejo e teoria, harmonia, contraponto, etc.), sua formação inclui diversos cursos de regência, arranjo e composição, com professores do nível de Koellreutter, Ian Guest, Marcos Leite, entre outros.
Como violonista é um dos integrantes do Duo de Cordas Dedilhadas da Universidade Federal Fluminense (UFF), primeiro grupo de uma Universidade pública a se dedicar, profissionalmente, à pesquisa e execução da música instrumental brasileira do séc. XIX até os dias de hoje. É, também, professor da Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes, onde também toca guitarra e faz a direção musical no UCAM Jazz Combo, grupo formado por alunos dedicado a pesquisa e execução de repertório de jazz e música instrumental brasileira. É, também, professor do Centro de Ensino e Iniciação Musical da Universidade Federal Fluminense (CEIM UFF).
Sua atividade profissional inclui extensa prática didática, tendo ministrado cursos e oficinas na UFRJ, UFF e Escola de Teatro Martins Penna. Entre os cursos e oficinas ministrados na área de composição e arranjo merecem destaque o Curso de Sonoplastia e Música para Espetáculo, projeto desenvolvido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do RJ com o CETEX/UFRJ e a Escola de Teatro Martins Penna, a Oficina Escrevendo para Coro, desenvolvida junto a Federação de Conjuntos Corais do RJ e o curso Trilha Sonora para Cinema, projeto conjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica (STIC). Além de várias oficinas sobre composição na Estação Livre da Cantareira e no Museu do Ingá, em Niterói – RJ.
Como arranjador e compositor, seu currículo apresenta diversas trilhas sonoras para teatro e TV, tendo trabalhado na TVE do RJ como arranjador responsável pela trilha sonora de vários programas e vinhetas da emissora entre 1987 e 1990. Atualmente, é um dos arranjadores da Orquestra Sinfônica da UCAM (Universidade Candido Mendes) e do UCAM Jazz Combo. Além disso, colaborou com a revista argentina Cantata, dedicada à música vocal, onde escreveu uma série de artigos sobre arranjo vocal.

Maiores informações:
·      Tel.: (22) 2542 3365
·      ou no endereço eletrônico: coletivoserraeletrica.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário