Grito Rock 2013 - Já dominou o Mundo. E até a Bahia!



Festival chega à 11ª edição e deve conectar 30 países; inscrições para produtores estão disponíveis a partir de terça (18/12).
Conectando 300 cidades de 30 países, o Festival Grito Rock se torna global em 2013. Além da América Latina, mais países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento. Produzido de forma colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e este ano acontece entre o período de 01 de fevereiro a 03 de março.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo portal Toque no Brasil e a partir desta terça (18/12), os produtores interessados podem cadastrar as cidades para a realização do Grito Rock Global. As inscrições são realizadas através do Formulário disponível no Toque no Brasil (www.tnb.art.br) e é necessário que o produtor leia com atenção o regulamento. Serão oficializados todos os cadastros que atenderem aos pré-requisitos da inscrição. Como contrapartida, deve-se seguir a aplicação da identidade visual do Grito Rock Global 2013, realizar o evento nas datas selecionadas.
Além das inscrições, a parceria que o Grito Rock estabelece com o Toque no Brasil, vai fomentar também oportunidades de turnês e shows para os artistas. Estima-se a criação de aproximadamente 3 mil vagas para bandas de todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes, que devem ligar diversas regiões brasileiras. Além de circulações pelo território nacional, uma das novidades é a organização de turnês latino-americanas, excursionando bandas para países como Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, entre outros.
Outro ponto forte do Festival é a conexão com outras áreas e linguagens artísticas, através de campanhas diversificadas – cujo objetivo é potencializar os eventos em cada cidade. São aproximadamente 20 campanhas, divididas em quatro categorias (Sustentabilidade, Formação, Comunicação e Circulação), abrangendo, por exemplo, artes cênicas, audiovisual, ambientalismo, cobertura colaborativa, além de outras ações voltadas à qualificação e ampliação do potencial de difusão dos festivais.
Mais Grito Rock
O projeto foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo no ano de 2003, em Cuiabá (MT). Com a criação do Fora do Eixo, em 2005 – o projeto se ampliou de forma conceitual e geográfica, envolvendo produtores de todo o país. Em 2011, o Grito Rock aconteceu em mais de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Na última edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de aproximadamente 700 produtores culturais, de 15 países diferentes.
Grito Rock Mundo é um projeto apresentado pelo Fora do Eixo Card, produzido com o apoio do Toque no Brasil e realizado pelo Fora do Eixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário