SERRA ELÉTRICA 2012: RECRUTAMENTO DE BANDAS INDEPENDENTES DA REGIÃO PARA CIRCULAÇÃO

O coletivo Serra Elétrica é uma rede de produtores e artistas independentes da região serrana que, desde 2010, vem atuando freqüentemente em Nova Friburgo e adjacências, tendo como objetivo promover trabalhos musicais autorais e movimentar culturalmente a região, criando intercâmbio com artistas e produtores de outras localidades do estado e do país, através de sua parceria com a rede Circuito Fora do Eixo, que é uma rede de trabalhos colaborativa, pautada pelos princípios da Economia Solidária, formada por produtores culturais e artistas espalhados por todo o país. A rede começou com uma parceria entre os produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que visavam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota, desde então batizada de Circuito Fora do Eixo. Atualmente, a rede é composta por mais de 50 coletivos localizados em cidades diferentes em quase todos os estados do Brasil.

PROJETO SERRA ELÉTRICA APRESENTA
Depois de começarmos com o pé direito no dia 12/08, seguimos adiante na realização de concertos musicais mensais, no intuito de fortalecer a cena cultural local, dar oportunidade aos artistas independentes que têm trabalhos autorais e oferecer entretenimento de qualidade ao público em geral, movimentando culturalmente a região, propiciando intercâmbio com artistas e produtores de outras localidades do estado e do país. Realizamos o evento SERRA ELÉTRICA APRESENTA no espaço da PUBLIC HOUSE PUB, devido à sua estrutura, localização e renome no cenário local.
Nestas cinco edições realizadas, atingimos um público de mais de 700 pessoas, tivemos 09 bandas diferentes, entre artistas locais e convidados de outras regiões, e a repercussão foi a melhor possível, fixando bem a marca do coletivo na cena local e regional, sempre associada a eventos de qualidade e música de alto nível. Tivemos Gnose e Z-Bureck´s (ambas locais), na primeira edição, Folhas No Quintal (NF) e Granmostarda (RJ), na segunda, South Cry (Cordeiro) e Combo S/A (NF), na terceira edição, Theremim (RJ) e KD Sophia (NF), na quarta, e fechamos a série com Gnose e Mojo Society (RJ). Som para todos os gostos e influências: Do Hard Rock e Rock Progressivo dos anos 60 e 70 ao Folk, ao Rock de Seattle dos 90, ao Hard Rock dos 80, ao Soul, ao Blues e ao Rock Inglês da primeira metade dos 60. Acústicos e elétricos. Deixamos também a marca da variedade e da criatividade, inclusive apresentando sons mais exóticos.
Além disso, expandimos nossa rede de parcerias, podendo contar com parceiros como o Traga Sua banda, que nos forneceu o equipamento de som, com a Dardos produções, que realizou a cobertura dos eventos, com o restaurante Campestre, que forneceu as refeições para nossos convidados, com os programas Bart´Papo e Rock Company, que divulgam nossas atividades nas TVs Locais, com o Jornal A Voz da Serra, que é nosso importante aliado na divulgação e uma série de outros empresários e prestadores de serviços que estão sendo integrados na rede de atividades do Coletivo Serra Elétrica.
No dia 09/12/2011, tivemos a última edição do ano, deixando o público ansioso para a volta das atividades em 2012.

METAS PARA 2012
Entre outros objetivos para o ano vindouro, uma das prioridades do Coletivo é iniciar um trabalho de circulação de bandas. Estamos formando um pequeno circuito de apresentações e reuniremos grupos de bandas, de Friburgo e adjacências, bem como de outras localidades onde temos parceiros articulados, para circular por essas rotas, sempre através da rede Circuiro Fora do Eixo. Para tanto, precisamos profissionalizar as bandas locais. Estaremos recrutando conjuntos independentes de diversos estilos de som para fazermos este trabalho de circulação, mas necessitamos que as bandas tenham material autoral e, principalmente, que este material esteja gravado. Precisamos que as bandas invistam nestas gravações, em clipes de vídeo, em pefis no myspace e no facebook, em fotos de qualidade para divulgação, que tenham preparados seus materiais de trabalho, como release, rider técnico e mapa de palco... Resumindo: estamos querendo oferecer perspectivas de expansão para a grande gama de bons artistas de nossa região, mas precisamos que estaes artistas nos ajudem a ajudá-los. Temos como oferecer o serviço de montagem deste material todo, podemos assessorar a todos no sentido de produzir materiais de alta qualidade. Temos compositores para oferecer, temos arranjadores, músicos de estúdio, banda de apoio, estúdio de gravação, trabalho de produção musical e até alguma parte da distribuição deste material, bem como eventos de lançamento de bandas e álbuns e turnês. Através de uma rede consolidada nas bases da economia criativa e da produção colaborativa, podemos acionar parcerias para realizar todo tipo de serviço demandado pelos artistas. Obviamente, tudo isso tem custos. Mas algo que garantimos ser bastante acessível. Além disso, tudo pode ser negociado e, como se diz, o combinado nunca sai caro. Assim, é importante que as bandas que já participaram de atividades do Serra Elétrica, assim como outros grupos, entrem em contato conosco para agilizarmos esse trabalho e podermos oferecer, o quanto antes, uma gama cada vez maior de bandas para circular por aí.
O projeto Serra Elétrica Apresenta é o nosso laboratório para lançar bandas locais e é nossa forma de receber freqüentemente conjuntos de fora. É um evento que visa fortalecer a cena através da freqüente movimentação da mesma. Mas temos também outroas atividades e eventos de maior e menor porte que se prestam a coroar em datas estratégicas estas atividades rotineiras, alavancando a cena. Tudo isso é instrumento a serviço do fortalecimento da produção de arte e cultura de modo geral, na expansão das áres de atuação dos artistas e na consolidação de um pólo cultural na região. É um trabalho horizontal, com propostas de cooperação entre diversas partes ineteressadas da cadeia produtiva da cultura, onde os interesses a serem atendidos serão os interesses de todos, sem panelagem.
Portanto, é importante repetir que torna-se fundamental para o progresso destes planos que os artistas saiam de suas tocas e se proponham a botar a cara na rua. E investir nisso junto conosco. A começar pelo simples gesto de entrar em contato conosco; pretendemos montar um catálogo de bandas locais e trabalhar com esse catálogo. Os artistas interessados devem nos procurar pelo e-mail serraeletrica.rj@gmail.com, para que possamos marcar um encontro com todo mundo para discutir melhor o assunto. Este é o primeiro passo. Aguardamos vocês.
Mais informação nos Links:
e  
Coletivo Serra Elética
música independente para ouvidos independentes

Um comentário: