Malvina lança "Claustro", seu primeiro álbum.

Comecemos esse artigo de maneira diferente, comecemos traçando a árvore genealógica do Malvina.

Em meados dos anos 70, surge uma nova abordadem de música rock: o punk. Nos anos 80, dentre as diversas ramificações em que o gênero se decompôs, o hardcore aparece como uma das mais proeminentes. Por sua vez, dentro do hardcore também surgem subgêneros, sendo que foi nos anos 90 que se consolidou uma tendência que já vinha se traçando desde a década anterior, mas de maneira mais tímida: o hardcore melódico. Mas o que será que aconteceu então nos anos 2000?    


É aí que entra o Malvina.

A banda nasceu em meados de 2003, na cidade de Nova Friburgo, quando os integrantes ainda eram adolescentes. Ao longo dos anos, houve alterações na formação que sem dúvida marcaram muito a história da banda.

Pode-se dizer que o Malvina foi criado na cena “pós-melódica” dos primeiros anos da década 00; a evolução musical do conjunto representa bem a evolução do próprio gênero na década, pois Malvina foi desenvolvendo sua sonoridade a partir de uma ótima mescla do hardcore (e do punk em geral), com elementos da música progressiva e do metal, resultando num ritmo enérgico, com melodias marcantes e arranjos bem elaborados.
Claustro é dividido entre o inglês e o português. As composições tem como tema a natureza humana, a cena musical brasileira, a supressão da arte verdadeira pelo vazio e o banal, entre outras questões. O próprio título do disco é uma menção bilíngüe (inglês e português) à claustrofobia, reação desencadeada pela supressão mercadológica, segundo os integrantes do Malvina afirmam. A arte da capa é uma pessoa aprisionada no próprio CD.



Após 7 anos de trabalho, o Malvina registra o primeiro álbum encarando-o como “o primeiro passo dado na longa caminhada pelas trilhas espinhosas do underground. A arte verdadeira, como forma de expressão, é o que alimenta a banda e energia não faltará para prosseguir”.
Ouça Claustro no Myspace.



Encontre mais artistas como Malvina em Myspace Music

Um comentário:

  1. hoje a malvina mora la em niteroi e faz parte do coletivo Arariboia ROck, conhece?

    www.arariboiarock.com.br

    é o original de nikiti, desde 2004

    ResponderExcluir